139. Quindão Dona Benta

Sabe quando você gasta um milhão de claras e não sabe o que fazer com as gemas? Foram tantos suflês no último mês lá em casa que a gente já não aguentava mais “não saber o que fazer” com as gemas.

139. Quindão Dona Benta
Foi então que entrou a Dona Benta, aquela bíblia gigantesca e sem fotos, mas que tem todas as receitas brasileiras que você provavelmente vai querer fazer na vida. O livro é ótimo, mas funciona como enciclopédia: primeiro você decide o que quer, depois procura. A gente queria quindão!

As quantidades, claro, foram mudadas. E eu devo confessar que a minha participação no quindão, além das fotos e dos pitacos, não foi tão grande assim. Mas vamos ao que interessa!

Nós usamos:

139. Quindão Dona Benta

  • 9 gemas peneiradas (é só colocar todas as gemas em uma peneira e ficar olhando como é bonitinho enquanto elas escorrem)
  • 160g de açúcar
  • 1 col. (sopa) de margarina
  • 100g de coco ralado adoçado e úmido com 2 col. (sopa) de água
  • 1/2 col. (café) de essência de baunilha

139. Quindão Dona Benta
Isso tudo misturado vai em uma forma untada com margarina e açúcar e descansa por meia hora. Sinceramente, não faço ideia de porque ele tem que descansar por meia hora (alguém aí sabe?). Mas a Dona Benta mandou, e nisso a gente não desobedece.

Depois de bem descansada, a forma vai ao forno médio em banho maria e depois em forno baixo. Faça o teste do garfo para saber se já está bom!

E não esqueça ele no forno! Sim, essa dica é muito importante, já que a primeira vez a gente esqueceu (vide foto) e ele ficou… moreninho. Da segunda (sim, foram muitos suflês) deu tudo certo.

Written by

1 comment / Add your comment below

  1. Quindim não é um doce pra mim, que nem de ovo eu gosto. Mas talvez o tempo de descanso seja pro ar sair, ou então pro côco descer…

Leave a Reply