Eu não sei porque eu inventei que ia gostar de aspargos. Acho que foi porque eu descobri que eles são difíceis de encontrar (a não ser naquela versão branquela enlatada). Só sei que eles são bonitos, eu inventei que ia gostar e pronto! Mas, fora os pastéis de aspargos com queijo Brie do Bar do Adão, da Lapa, eu nunca tinha comido! Mas isso foi antes de abrir um Zona Sul perto da minha casa, que tem todas essas coisinhas carinhas e gostosas que nem sempre são fáceis de encontrar. Lá tem aspargos verdes! Mas [2], verdade seja dita, esse aí eu encontrei no Hortifruti de Macaé mesmo, que, num lapso, deixou passar os aspargos no caminhão entre os alfaces e tomates. E lá estavam eles, lindões me esperando!
Comprei ainda sem saber o que fazer com eles, até que eu me lembrei do molho hollandaise, que até então eu também nunca tinha feito ou provado, mas que sempre me pareceu nhammy! Ele acompanha os ovos benedict, que eu ainda não fiz, mas também pode acompanhar legumes etc. Então foi ele mesmo! Catei o livro da Dona Benta (que, como eu já disse antes, é uma ótima enciclopédia para quando você já sabe o que quer fazer) e aspargos com molho hollandaise it is!
Ingredientes:
aspargos verdes limpos
3 gemas
2 col. (sopa) de manteiga
sal
pimenta-do-reino
suco de meio limão
Primeiro porém (porque não podiam faltar, né?): a parte do “misture no liquidificador” foi para os ares quando eu vi que a quantidade era menor que a altura das hélices do meu liquidificador, o que fez com que as hélices girassem em falso. Joguei tudo no meu baby processador e pronto. Segundo porém: não tive a menor noção de sal e limão. O que fez do meu molho extremamente salgado e azedo. Ficou bom nos primeiros dois aspargos, depois enjoou, então muito cuidado com o sal! Principalmente porque o limão é já forte o suficiente. Deixe para colocar mais na hora, se precisar.
Primeiro, limpe os aspargos cortando fora as pontas duras (é fácil de saber onde cortar, pois ele muda de consistência de um pedaço para outro) e tirando a camada de fora, mais feiosa. Coloca eles na água fervendo com sal (cuidado com o sal!) e deixe por alguns minutinhos, até conseguir espetar com um garfo.
O molho levou [mais ou menos] 3 gemas, duas colheres de sopa de manteiga, sal, pimenta e suco de meio limão. Você coloca as gemas no processador e bate bem; depois, esquenta bem a manteiga (cuidado para não começar a queimar), junta a manteiga quente nas gemas aos poucos batendo mais. Então adiciona os outros ingredientes.
E pronto! Olha que pratinho simpático!
Yummi!! Verde e delicious!!
Adoro aspargos… eu como geralmente com azeite, vinagre e fondor mesmo, e frio, junto com salada! Aspargo combina com qualquer salada! \o/ hehehehe
Deu vontade… vou ver se faço esse fim de semana.. dps eu conto se curti!!
Aspargo é muito chique, né? Eu nunca comi e não tenho certeza se ia gostar.
Enfim, pelo que eu lembro aspargos verdes são corriqueiros em Macaé, pois lá em casa tinha quase toda semana!
Beijos!
Ok, ok… aparentemente só eu não via os aspargos de Macaé!
Oi Carol, obrigado por ter visitado meu blog… aproveitei e fiz uma visita por aqui também. Adoro aspargos, mas confesso que nunca fiz uma receita com eles… vou tentar essa aqui que parece ser bem gostosa.
Uma dúvida Carol, quando coloca a manteiga quente na gema batida não cozinha a mesma?
Ahh aspargos… tão dificeis, sempre belos e saborosos, porém disfarçadamente caros! sutilmente onerosos!
Whatever…
@finamore: dude, cozinha sim, por isso não pode estar MUITO quente e por isso tem que colocar aos poucos e batendo. Assim cozinha a ponto de você não precisar comer ovo cru =S e também não vira omelete! =)
“num lapso, deixou passar os aspargos no caminhão entre os alfaces e tomates.” kkk ri muito!!!
E aspargo é caro assim? Vou procurar agora! rs