131. Suflê de batatas

Ok, pode estar um pouco tarde para você fazer para a sua mãe  hoje, mas, se vocês almoçam tarde aos domingos, ainda é uma ideia! Infelizmente eu estou longe da minha mamãe, e só vou vê-la daqui a duas semanas, por isso a cozinha ficou nas mãos da figura masculina – e isso sempre termina em muito bacon, ou linguiça, ou churrasco – Boa sorte, Babãe! Mas eu prometo que as tentativas (nem sempre frustradas) de macarons voltam em breve. Feliz dia das mães e obrigada por aturar a bagunça (nem sempre limpa no final) na cozinha!!!

Essa receita foi feita algumas semanas antes de sair de férias, mas ainda não tinha entrado aqui. Quando eu disse que tinha feito um Suflê de Batatas tirado do livro da Dona Banta, um monte de gente me perguntou “Ok, mas era suflê de quê?”. De batatas! Sim, batata é um ingrediente, tem gosto, e dá para fazer suflê dele sem precisar de mais nada. Se a Dona Benta disse, tá dito.

Eu adoro suflês, mas ainda não tenho potinhos bonitinhos para fazê-lo de forma individual, por isso, sempre fazemos em uma travessa como essa. Dá certo, mas os deuses da Cordon Bleu provavelmente não me perdoariam. A receita leva:

  • 1/2 kg de batatas cozidas sem sal;
  • 200g de manteiga;
  • 1/2 xíc. (chá) de creme de leite;
  • 5 ovos, sendo as claras batidas em neve;
  • sal e pimenta do reino

O modo de fazer é absurdamente simples: untar a forma, espremer as batatas cozidas, misturar com o creme de leite aos poucos, a manteiga derretida e as gemas. Por último, misture as claras em neve e tempere com sal e pimenta. Coloque a forma no fogo alto e sirva assim que ficar pronto (suflês tendem a murchar depois de prontos).

Espero que as suas mamães curtam – e ainda não estou nem perto de terminar as minhas experiências com suflês! E caso precise fotografar, run, Forrest! Senão ela fica baixinha, que nem a minha!

Written by

3 comments / Add your comment below

  1. Suflê é um negócio super prático, né?!
    A sua receita me deu uma ideia boa. Acho que vou faze-la com uma linda abóbora que a mãe tem em casa!!!

  2. Eeee!!! Agora que meu forno funciona, só falta eu comprar travessas e assadeiras e começar a cozinhar!! hahahahaha

Leave a Reply