A Delícia de Capuccino foi a primeira receita que eu testei do livro Larousse da Cozinha Italiana – aquele que eu comprei em uma mega promoção e que depois virou uma promoção maior ainda! Simplesmente amo quando a receita dá certo, porque é terrível quando você compra um livro e a receita não tem a menor chance de virar aquilo a que se propõe! Essa daí é só seguir as instruções, e fica maravilhosa!
Rende 6 porções (menores que essa daí de cima) e pode ser decorada com grãos de café, mas, como eu não tinha, decorei com canela, que combinou também no gosto.
Você vai precisar de:
200ml de leite
- 50ml de café forte (sim, você tem que fazer o café antes de começar a brincadeira)
- 110g de açúcar (nunca disse que seria light, mas juro que não fica doce!)
- 4 gemas
- 8g de gelatina em folhas (usei 10g, porque é a quantidade do pacote, e eu não teria o que fazer com o resto, nem como medir!)
- baunilha (pode ser em favas ou essência, como eu fiz)
- 250ml de creme de leite fresco gelado (não tinha, usei creme de leite normal gelado e sem o soro!)
Agora como fazer:
A gelatina fica na água por 15 minutos, como se faz normalmente, para amolecer.
Enquanto isso ferva o leite com a baunilha e metade do açúcar.
Em outro pote, bata as gemas com o resto do açúcar até esbranquiçar.
Misture o leite quente ao café e despeje aos poucos nas gemas, sem parar de mexer.
Coloque essa mistura em banho maria para cozinhar.
Escorra a gelatina e incorpore nesse creme até desaparecer.
Bata o creme de leite (se for fresco) e misture ao creme. Como o meu creme de leite não era fresco, não adiantava muito bater porque não ia ficar aerado, o que a gente fez foi bater as claras que sobraram (acho que não todas) e misturamos bem para deixá-lo mais leve.
Depois disso é só colocar na geladeira com um plástico em cima (para não ficar com gostinho de geladeira, né?) e esperar endurecer! Não tem como dar errado, já que, como vocês viram, mesmo sem dois ingredientes (creme de leite fresco e baunilha em favas) ainda assim deu certo. É super rápida de fazer, difícil é esperar ela esfriar (confesso que nessas horas eu coloco um dos potes no congelador por um tempinho, só para ter uma ideia de como vai ficar!)
Sério, vou parar de ler seu blog. Não quero saber de receitas de sobremesa deliciosas, fáceis e rápidas. Elas viciam e engordam muito!!
@raquel – faz siiimmm, elas são deliciosas!
Sorte que eu não gosto de café =P e nem adianta falar que “quase não tem gosto de café” pq “quase” tb é gosto!!
@andréa – chatona!