Outro dia eu inventei de fazer o Pudim de Leite do livro “A Cozinha Francesa”, da Editora Larousse, que eu já falei sobre aqui. Isso porque eu ainda não tinha testado nada daquele livro e parecia diferente mesmo do nosso pudim de leite (pelo menos a minha família costumava fazer com leite condensado, e esse levava só leite).
Juro que eu fiz tudo certinho, mas aquela leitarada nunca ia ficar dura no forno! Por isso eu precisei da ajuda da vovó para ter alguma ideia de como salvar aquele monte de leite, ovo e açúcar antes de dar prejuízo à despensa de casa. Os 40 minutos que a receita mandaram deixar viraram uma hora e meia e nada daquilo ficar duro. Então só teve uma saída: maisena. Dissolvemos umas duas colheres de sopa de maisena em um pouquinho de leite para misturar no pudim que começava a se formar, mas não formava direito. Aí sim! Deu certo!
Então vamos atualizar a receita do livro, que não tinha como dar certo – não sei o que as vacas deles fazem diferente, mas a nossa faz leite líquido…
- 1l de leite integral
- 6 ovos
- 200g de açúcar
- baunilha
Para o caramelo:
- 140g de açúcar
- 4 col (sopa) de água
O jeito que a gente fazia caramelo aqui em casa era meio suicida, já que ao jogar água no açúcar quente ele explode. Esse jeito do livro é bem mais contido. Em vez de fazer em outro pote e depois jogar na forma, fiz direto na forma. Coloque a água e o açúcar junto na forma e fique mexendo ele no fogo (sem colocar nada na panela para não explodir, nem colher, só girando a forma para não grudar). Quando estiver com cor de caramelo, deslique o fogo.
O pudim:
Ferva o leite com a baunilha (fiz isso mesmo a minha baunilha sendo essência, mas isso é necessário mesmo para a vagem da baunilha). Bata os ovos com o açúcar e adicione aos poucos esse leite no ovo enquanto bate (não coloque o leite quente, para não”fazer” o ovo!). Nessa hora era só colocar essa mistura sobre o caramelo, mas antes disso, misture as 2 colheres de sopa de maisena – vai por mim.
Coloque no forno em banho maria por 30 a 45 minutos!
Falando assim parece fácil, mas enquanto aquela água não virava pudim nunca, foi desesperador. Acabou que deu certo e ficou super gostoso! Sem o gosto de leite condensado.
Entretanto… o livro infelizmente não foi aprovado. Vamos ver se alguma outra receita funciona.
Eu, heeeim.. não ficou com gosto de pudim de leite de hotel? Do tipo sem gosto? Bom, se você diz que fica bom, então um dia eu vou tentar, só que não costumo gostar dos doces “não-doces” que você gosta.
@Raquel Não ficou sem gosto não! ficou com gosto de pudim normal. Aliás, só brasileiro mesmo usa leite condensado em tudo quanto é doce.
>>>Ahh faltou dizer que ele ficou feioso assim porque a gente teve que mexer a maisena dentro dele semi-feito, né? aí parece que o pobre sofreu um acidente! (na segunda foto dá para ver os buracos de “inserção de maisena”.