107. Pão de nozes

107. Pão de Nozes

Ok, eu pulei a receita 106. Mas eu também já pulei a 104! Ou seja: bagunça total! Então eu vou postar logo esta aqui e, assim que eu terminar de escrever as outras duas eu posto também!

O Raiz de Gengibre está entrando em uma vibe bem egoista para alguns de vocês. Mais egoista que a dos cupcakes – já que todo mundo gosta de comer cupcakes, mas duvido que muitos de vocês estejam cozinhando também. A nova vibe é de pães! Sim! Porque o novo brinquedinho lá em casa é uma máquina de pães lindona e, por isso, nós estamos testando mil e uma receitas de pães! Caso você tenha uma máquina também, mesmo que diferente, espero que goste das dicas, senão, espero que se sinta incitado a comprar uma, porque eu ainda não fiz nenhum deles à mão!

Esse é um dos pães que eu mais gosto: com nozes. Com gosto de pão de verdade, e não de fermento, igual aqueles fofões de padaria. A máquina que nós compramos é bem simples de usar. É só jogar todos os ingredientes dentro dela em uma ordem específica e apertar um botão! Apesar de eu já gostar desse pão há muitos e muitos anos, eu só fui encontrar aqui no Rio de Janeiro na Brassserie Rosário, que fica na Rua do Rosário, 34, no Centro, e que tem uns pães ótimos! Se for almoçar por lá, não esquece de pedir a cesta de pães de entrada. Bom, como ela é um pouco longe do trabalho, agora eu tenho em casa também! Lá vão os ingredientes:

  • 1 copo de água
  • 1 colher de sopa de leite em pó
  • 1 e 1/5 colher de chá de sal
  • 20g de margarina
  • 3 copos de farinha (eu usei, 1 copo de farinha de trigo, 1 copo de farinha de trigo integral e 1 copo misturando outras coisas, como integral, linhaça, etc)
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 10g de fermento biológico em pó (tomando cuidado para ele não encostar nos líquidos)
  • nozes (a quantidade depende do seu gosto – ela deve ser colocada depois que a massa já estiver misturando)

Prontinho! Depois é só comer quentinho com manteiga! Super nhammy e bem melhor que os pães branquelos! Ah sim! Esse é do tipo “pão forte”, tem que ter uma faca boa para cortá-lo em fatias, ok?

Written by

7 comments / Add your comment below

  1. Caro! mi sono appena accorta che hai un blog! È bellissimo! Peccato che non capisco bene la lingua, altrimenti potrei provare qualche ricetta. Sono Loredana dal ticino ti ricordi?
    Tu come stai?
    Anche io, patty, sere e stefy abbiamo un blog. passa a trovarci!

    Baci Lola (lory)

  2. @Lola: Loryyyyyy, come va!? Ma certo che mi ricordo di te! Ho cominciato questo blog un’anno fa. E sono già andata al vostro! (ma non ero troppo sicura che era vostro, per cui non ho detto niente!). Sono felice che mi hai trovato qui! Baci!

  3. Fico só pensando na mão da Carol quando ela fala italiano. Deve ficar com os dedos juntos, para cima e para baixo.
    Este pão ficou excelente.
    bjs
    papai

  4. Hahahahahahahahahahahaha! O comentário do seu pai foi o melhor.

    Minha mãe tb tem uma máquina dessas. É tudibom! Nada melhor do que comer um pãozinho quentiiiinho com manteiga derretendo ou uma geléia de frutas!

  5. Carol!
    Já fizemos 2 pães basicos na maravilhosa maquina e já estamos pensando também em novas receitas.
    Bjos nós da Serrinha.

Leave a Reply